10 maio 2009

Hyde Park, Londres, 2003
Uma noite inesquécivel no meio de 92 000 pessoas

A espera foi longa, a noite fria, e o sol, não muito frequente em Londres, bastante quente. Entrámos na zona vedada para o concerto em Hyde Park pelas 15:00 mais coisa menos coisa, e ficamos a "bronzearmo-nos" até as 18, altura em que os Live começaram a tocar. A actuação destes últimos foi muito boa, a salientar o agradecimento aos Bon Jovi por terem-nos convidado para os terem levado como banda de suporte. Mesmo antes dos Live entrarem, o Richie apareceu umas 3 vezes em cima do amplificador que estava a esquerda da bateria. Ele fazia umas caretas e depois baixava-se (levando a audiência que se apercebeu à loucura).

Fiquei na segunda fila, entre o Jon e o Richie - mas mais para o lado do Jon - o que me proporcionou uma experiência única. Com 2 camaramans e um palco da torne gigantesco e espectacular, às 19h comecou a magia.

A musica "Bounce" começou e, imediatamente, apercebemo-nos que havia algo de especial naquele fim de tarde. Segui-se o "You give love a bad name", "runaway", "Prayer", "lay hands" (sem a introducao de bateria) e "faith" (com o sympathy for the devil no meio) depois dos quais o o jon saudou o publico (ele falou em 92 mil pessoas). "Everyday", "Undivided", "wanted", "distance", "my life", "misundertood", "there for you" (richie - com a ava em palco), "arms", "someday", "older" (talvez não por esta ordem) seguiram-se como no resto da torne.

Depois do "Born Baby" tocaram uma versão de 10 minutos do "sleep", com 2 musicas no meio: "Dancin in the Streets" e a versão completa do "Rockin all over the world" - este foi um dos momentos altos, pois eles não paravam de tocar. O "raise your hands" fechou o main set, de uma maneira bastante energética. Bom, mas o melhor estava reservado para o encore. Enquanto eles não apareciam, o publico começou a cantar a parte do "Ohhh oohhh ohhhh" do "ill be there" criando a atmosfera necessária para o regresso.

O encore trouxe momentos como o dueto com o Ray Davis numa cover do classico "LOLA", "Blood on Blood" (numa versao igual à do album - completamente elétrica e com muita garra), "I got the Girl" - mais uma vez com a pequena Ava (filha do guitarrista Richie Sambora), e a Stephanie (filha do vocalista) em palco, e o jon a dançar com elas como um doido - e as já conhecidas "Bad Medicine" e "Shout" - durante esta última o jon aproveitou para apresentar a banda, assim como agradecer a toda a crew que montou tantas vezes o palco gigantesco, depois de tanto esforço no dia seguinte eles iriam regressar para as suas famílias, e claro, ao espantoso publico de London town, que mais uma vez disse "presente" e escreveu mais uma pagina de gloria na historia, já de 20 anos, dos Bon Jovi.

Após agradecerem o publico gritou em uno "WE WANT MORE, WE WANT MORE", ao que o Jon deu sinal ao David e ouviu-se entao o "THESE DAYS" - momento muito muito especial, pois todos sabiam a letra e a banda estava muito contente a toca-la. Segui-se o "Captain Crash", com a habitual coreografia - apesar de já ter sido tocada vezes sem conta foi especial ver que todo o publico participava de uma forma extraordinária. 90 mil pessoas a abanarem as mãos e algo notável. "Twist & shout" levou toda a audiência ao anos 50, pois ninguém ficou indiferente ao seu ritmo

Quando a banda se tentou despedir novamente o publico repetiu a frase já entoada antes e o jon depois de consultar as horas soltou a frase: "fuck it, lets keep playing" ao que se seguiu o mais que emocionante e perfeito final "Never say goodbye", numa versão acústica ultra-lenta, com emoção desmedida, levou o publico ao rubro.

O jon a certa altura agradeceu por 20 anos de lealdade, pois desde 84 que os Bon Jovi iam a Londres tocar, e sempre lhes proporcionaram momentos altos na carreira da banda.

3 horas depois de começar, o vídeo final, mostrado em todos os concertos, com o extra de um fogo de artificio soberbo, encerraram uma noite mais que perfeita de puro Rock 'n' roll, onde mais uma vez se provou que nobody rock's like Bon Jovi:)

A opinião era unânime, todos estávamos rendidos a colecção de musicas apresentada e, mais do que isso, a extraordinária prestação da banda que todos adoram.

No final, as dores vieram ao de cima, pois tínhamos passado muito tempo, primeiro ao frio, depois ao calor... mas apesar de tudo isso, tínhamos todos um sorriso estampado no rosto, pois tínhamos assistido a um dos concertos que ficara para sempre ligado a historia da cidade de Londres e, claro, aos nossos ídolos.

Para finalizar este relato só posso deixar um obrigado muito especial a 4 pessoas em particular, David, Jon, Richie and Tico, obrigado por fazerem 92 mil pessoas sonhar como se estivessem a olhar para cada um de nos em especial:)

28 de Junho de 2003

Nenhum comentário: